segunda-feira, 21 de dezembro de 2015

Site oficial da INFRAERO publicou a exposição do fotógrafo Luxã Nautilho no Aeroporto Internacional de Belém

2/10 - Aeroporto de Belém inicia as comemorações em homenagem ao Círio de Nazaré

A inauguração da exposição “Vista Esplêndida”, nesta sexta-feira (2/10), marca o início das comemorações, no Aeroporto Internacional de Belém/Val-de-Cans/Júlio Cezar Ribeiro (PA), do Círio de Nazaré 2015. Quarenta e cinco imagens, distribuídas em cinco painéis, colocam em evidência uma das referências culturais da capital paraense, o edifício Manuel Pinto da Silva, um dos mais antigos da cidade e local escolhido por muitas pessoas para ver a berlinda com a imagem da Nossa Senhora de Nazaré durante a procissão.
      As imagens, tiradas pelo fotógrafo Luxã Nautilho retratam vários momentos da história do prédio, construído na década de 50. São mais de 200 apartamentos, onde moram cerca de 800 pessoas. Esse número quase triplica no dia da celebração. Localizado na esquina da avenida Nazaré com a Presidente Vargas, a construção, com enormes sacadas, transforma-se numa espécie de “camarote” para turistas e devotos.
      A curadora da exposição, a artista plástica Darcilene Costa, observa que a mostra faz parte também das homenagens aos 400 anos de Belém, a serem comemorados em 2016. “Essa construção faz parte da história arquitetônica e religiosa de Belém. É de um enorme valor cultural para nossa população”, disse. Esse prédio foi o primeiro arranha-céu da região amazônica e um dos mais altos do Brasil, com cerca de 100 metros de altura.  
      Além da exposição, organizada na ala de desembarque doméstico do terminal, as comemorações do Círio de Nazaré no aeroporto englobam ainda outras duas ações.  No próximo dia 6/10, será a abertura do Receptivo aos Turistas do Círio 2015, com apresentações de danças típicas, como o carimbó. O evento terá início com a visita da imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré ao aeroporto, que será recebida pelo superintendente de Val-de-Cans, Abibe Ferreira Júnior, seguida da missa celebrada pelo arcebispo de Belém, Dom Alberto Taveira.
      No dia 9/10, está programado um flash mob na área pública do terminal de passageiros. As ações acontecem em parceria com a Secretaria de Estado de Turismo do Pará (Setur) e Coordenadoria Municipal de Turismo (Belemtur).
      A expectativa da Infraero para a 223ª edição do Círio de Nossa Senhora Nazaré é de que, neste mês de outubro, mais de 350 mil passageiros embarquem e desembarquem no aeroporto da capital do Estado, visto que estão confirmados 44 voos extras para esse período. De acordo com o superintendente do terminal, Abibe Ferreira, haverá um reforço de 15% do efetivo, por meio de remanejamento da escala de trabalho, durante esse período de intensa movimentação dos romeiros.

http://www.infraero.gov.br/index.php/br/imprensa/noticias/6058-210-aeroporto-de-belem-inicia-as-comemoracoes-em-homenagem-ao-cirio-de-nazare.html



Cerimônia de abertura da exposição de Luxã Nautilho no Aeroporto de Belém. Deu-se no dia 02 de outubro de 2015, as 14 h, a Cerimônia de abertura da exposição VISTA ESPLÊNDIDA, do fotógrafo Luxã Nautilho na Ala desembarque doméstico – Aeroporto Internacional de Belém, com a presença de Abibe Ferreira Júnior, Superintendente do Aeroporto Internacional de Belém e cobertura da imprensa TV Liberal e SBT. A exposição ficou instalada no aeroporto nos dias 02 a 25 de outubro de 2015, em comemoração aos 400 anos de Belém.
A primeira exposição dos 400 anos de Belém foi a Vista Esplêndida de Luxã Nautilho.
Em comemoração aos 400 anos de Belém, a primeira exposição fotográfica para celebrar e imortalizar este marco comemorativo, foi a VISTA ESPLÊNDIDA, do fotógrafo Luxã Nautilho, instalada na Ala desembarque doméstico – Aeroporto Internacional de Belém nos dias 02 a 25 de outubro de 2015, para a visitação daqueles que estavam vindo a Belém para o Círio de Nazaré e, no salão social do condomínio do Edifício Manoel Pito da Silva, em Belém, nos dias 02 a 28 de outubro/2015